• Sofia Cavedon

Mulheres: a História que temos e a Escola que queremos - Lei n° 15.484/20.

A violência contra a mulheres e meninas é a consequência mais aguda da desigualdade culturalmente imposta e reproduzida. A luta das mulheres exige liberdade, igualdade, questiona a naturalização da invisibilidade delas na história e abre um tempo de mudança.


A pandemia desvelou mais uma vez que o espaço privado e as relações pessoais são em grande medida, o lugar onde a violência acontece. Que não nos bastam a rede de proteção para as vítimas da violência, que precisamos agir antes. Precisamos e podemos evitar! Precisamos produzir outros sujeitos.


É para atuar na prevenção que foi produzida, debatida e aprovada a Lei n° 15.484, de 7 de julho de 2020 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A legislação propõe que a educação mude seu currículo de modo a valorizar as meninas e as mulheres, seu protagonismo, sua liberdade e autonomia.


Não é uma tarefa fácil para as escolas que já têm tantos desafios!


Sou a autora da Lei, professora e deputada estadual, e busquei as parcerias das Universidades e Institutos Federais para construímos a formação e apoiar as educadoras nesse desafio.


Assim nasceu o projeto que pretende formar Articuladoras de Práticas Pedagógicas não sexistas, que possam prevenir e combater a violência de gênero e o preconceito dentro e fora da escola, tendo como base a Lei 15484/20.


Sabemos que não vamos começar do zero: muitas trabalhadoras da educação e estudantes já atuam assim. Vamos fortalecê-las e ampliar sua potência e amplitude.


Com a primorosa e preciosa ancoragem na Unipampa, em diálogo com a PUC, a UFRGS, através das suas professoras pesquisadoras feministas, o Movimento Kizomba da juventude, Coletivo Elza Soares, direções de escolas estaduais, redes municipais de Porto Alegre e Nova Santa Rita, da SOF (Sempreviva Organização Feminista) e Institutos Federais (IFs) construímos o primeiro curso. Serão quatro Webinários virtuais via plataforma Zoom.


Inscrições abertas


As inscrições vão até dia 26 de agosto pelo link https://bit.ly/CursoMulheresUnipampa e informações pelo email cursomulheresunipampa@gmail.com. O curso formará Articuladoras de Práticas Pedagógicas para a valorização de mulheres e meninas no sentido da implementação da Lei 15.484/2020


Na programação do ciclo de Webinários, que ocorrerão aos Sábados - 28/8, 25/9, 30/10 e 27/11 - das 8h30 às 11h30, os encontros abordarão os temas: Nós, Mulheres: a História que temos e a Escola que queremos; Aprendendo a ver, aprendendo a libertar! Constructos sociais do afeto, da família e do trabalho; Escola: Leituras e escrituras de mulheres, jovens e meninas; e A voz e a vida das mulheres: quem comunica, acolhe e protege?





Programação


Encontro 1 - 28 de agosto

Nós, Mulheres: a História que temos e a Escola que queremos

- Painelistas:

Suzana Cavalheiro - UNIPAMPA

Natalia Pietra Méndez - UFRGS/Coordenadora do GENHI

Mariglei Dias - Professoras de Escolas do Campo - Santana do Livramento

Estela Balardin da Silva - Movimento Kizomba


Encontro 2 - 25 de setembro

Aprendendo a ver, aprendendo a libertar! Constructos sociais do afeto, da família e do trabalho.

- Painelistas:

Jane Felipe - UFRGS

Edla Eggert - PUCRS

Carolina Chagas Schneider - Professora Rede Municipal de Porto Alegre

Nalu Faria - SOF Sempreviva Organização Feminista - SP


Encontro 3 - 30 de outubro

Escola: Leituras e escrituras de mulheres, jovens e meninas

- Painelistas:

Ana Cristina - UNIPAMPA

Marcela Richter - UNIPAMPA - Jaguarão

Jaqueline Quadrado - UNIPAMPA - São Borja

Ana Rafaela Alonso Console - Professora da Rede Municipal e Assentada de Nova Santa Rita

Eduarda Milena da Silva - Coletivo Feminista Elza Soares


Encontro 4 - 27 de novembro

A voz e a vida das mulheres: quem comunica, acolhe e protege?

- Painelistas:

Gládis Kaercher - UFRGS

Rubya Mara Munhoz de Andrade - TAE Reitoria UNIPAMPA

Denize Groff - E se Fosse com Você? Sapiranga

Letícia Grindri - ONG AMORAS


PoA, 22/Agosto/21

Fonte: Deputada Sofia Cavedon - 51 998965729

Jorn Marta Resing - 51 996770941

Arte Denis Soares


Sofia Cavedon,


Professora e Deputada Estadual no Rio Grande do Sul (PT).